HOME
 
GALENICA
 
PRODUTOS
 
 
ATENDIMENTO
       
 
BLOG DA SAÚDE
     
 
Damasco: benefícios e como consumir ECYCLE
Damasco: benefícios e como consumir

O damasco (prunus armeniaca) é uma das frutas mais versáteis e saudáveis que você pode adicionar à sua dieta. O pequeno fruto do damasqueiro é amarelo, de sabor ácido e doce, com um caroço no meio, que contém uma semente.

A partir da prensagem a frio do caroço se extrai o óleo de damasco, poderoso cicatrizante, antisséptico e regulador intestinal.

Rico em vitamina A, vitamina C, potássio, antioxidantes e outros nutrientes, o damasco ajuda a prevenir doenças e pode ser consumido seco ou fresco todos os dias. Também pode compor saladas de frutas, sucos e vitaminas. Conheça a seguir os nutrientes do damasco e os benefícios que ele pode trazer para a saúde.

Propriedades nutricionais do damasco

Vitamina C

Os damascos também são uma boa fonte de vitamina C, uma das vitaminas que o corpo humano não consegue produzir e que deve ser obtida por meio de uma alimentação saudável. Ela é antioxidante, ajudando a combater a ação dos radicais livres no corpo, e aumenta a imunidade, fortalecendo os mecanismos de defesa natural do corpo contra bactérias e vírus.

Vitamina A

A vitamina A, que os cientistas também chamam de retinol, é muito importante para a saúde dos olhos, porque ajuda o corpo a produzir os pigmentos necessários para o funcionamento correto da retina. Sem o retinol, as pessoas correm o risco de desenvolver cegueira noturna. Além disso, a vitamina A auxilia na produção de umidade dos olhos, mantendo-os lubrificados. A vitamina A também tem ação anti-inflamatória.

Potássio

Os damascos são uma das melhores fontes de potássio. Na verdade, uma única porção de damasco pode fornecer quase um quarto das necessidades diárias de uma pessoa. O potássio é um eletrólito de que os nervos precisam para funcionar. O corpo também precisa de potássio para mover nutrientes para as células e eliminar os resíduos celulares. Ele também desempenha um papel na saúde do coração, ajudando a manter a regularidade dos batimentos cardíacos.

Fibras

O consumo diário de fibras é essencial, porque ajuda o corpo a regular os níveis de açúcar no sangue. As fibras também auxiliam na digestão, prevenindo prisão de ventre e promovendo a saúde gastrointestinal. Além disso, desempenham um papel importante na prevenção de diversos males, como doenças do coração, diabetes tipo 2 e doença diverticular.

5 benefícios do damasco

1. Protege a visão

O damasco é rico em vitamina A, que é lipossolúvel e auxilia no aprimoramento da visão, entre outras coisas. Ela mantém o sistema imunológico sob controle, protegendo sua pele no processo. O retinol e o beta-caroteno, também presentes nos damascos, ainda reduzem as chances de você desenvolver uma doença ocular grave chamada ARMD neovascular, uma degeneração macular relacionada à idade que causa perda de visão ao longo dos anos.

2. Previne doenças do coração

Os damascos são fontes de fibras, que ajudam a reduzir o teor de colesterol ruim no corpo, protegendo o coração. Ao mesmo tempo, elas aumentam os níveis de colesterol bom. Além disso, o teor de potássio na fruta equilibra os níveis de eletrólitos em nosso organismo, mantendo os músculos do coração saudáveis.

3. É rico em antioxidantes

Os damascos maduros são fontes naturais de antioxidantes. Quando consumidos diariamente, eles ajudam o corpo a se livrar das toxinas que acumulamos com o tempo. Os antioxidantes, por sua vez, também combatem os radicais livres que danificam nossas células, prevenindo o envelhecimento precoce. Para se manter jovem e saudável, basta consumir uma pequena porção de damasco fresco ou damasco seco diariamente. As frutas secas, no entanto, contém mais açúcar do que as frescas e podem afetar a saúde bucal. Por isso, se optar pela versão seca, escove os dentes ou enxágue a boca em seguida.

4. Faz bem para o sangue

O damasco contém ferro não-heme, que demora para ser absorvido pelo organismo. Quanto mais tempo ele permanece no corpo, melhores são as chances de prevenir a anemia. A vitamina C, também presente na fruta, ajuda a aumentar a absorção do nutriente.

5. Fortalece os ossos

O cálcio é fundamental na formação e no desenvolvimento dos ossos, e o damasco é rico nesse nutriente. O que também é interessante notar que, sem potássio suficiente no corpo, o cálcio não é absorvido e eliminado de maneira uniforme. A boa notícia é que o damasco contém os dois!
 
     
 
 
ENVIE SUA RECEITA
AQUI EM NOSSO SITE!
 
 
         
HOME
GALENICA
PRODUTOS
Saúde e bem-estar
Beleza e estética
Fitness e nutrição
Emagrecedores
ATENDIMENTO
 
 
 
 
 
Razão Social: FARMACIAS GALENICA LTDA EPP
Licença Sanitária: nº 355030801-477-003189-1-4
Responsável Técnico: Hugo David Chaweles CRF: 44702

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
 
 
 
 
galenica@galenica.com.br
 
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1919
São Paulo/SP
 
Segunda a sexta,
das 8h às 19h
Sábado, das 9h às 13h