HOME
 
GALENICA
 
PRODUTOS
 
 
ATENDIMENTO
       
 
BLOG DA SAÚDE
     
 
Colágeno: proteína que mantém a pele saudável VIX
Colágeno: proteína que mantém a pele saudável

O colágeno é a proteína mais abundante do corpo. Junto com a elastina, é responsável pela sustentação, elasticidade e firmeza da pele. Mas a sua importância para o organismo vai muito além disso!

“Ele constitui aproximadamente 75% do peso seco da pele e também é encontrado nas articulações, ossos, tendões, dentes, artérias, veias, músculos e ligamentos, ou seja, é vital para manter uma boa qualidade de vida”, explica a nutricionista Alessandra Feltre.

A partir dos 25 anos, no entanto, a produção de colágeno pelo organismo começa a reduzir gradativamente, piorando após os 50 anos. Os efeitos dessa queda ficam mais evidentes na pele nessa fase, quando a redução da proteína prejudica a renovação celular, resultando em perda de densidade e hidratação.

Além do processo natural de envelhecimento do organismo, alguns fatores externos e hábitos também podem ser associados à perda de colágeno.

“A exposição inadequada ao sol também contribui para o foto-envelhecimento da pele, devido à diminuição dos fibroblastos que sintetizam as proteínas, elastina e colágeno, responsáveis por garantir a elasticidade. Alguns hábitos como excesso no consumo de álcool, açúcar e o tabagismo são outros fatores que aceleram o processo”, detalha Alessandra.

A boa notícia é que com uma alimentação rica em fontes de proteínas e suplementação preventiva é possível equilibrar os níveis de colágeno e manter a sua saúde e beleza natural!

Alimentos que favorecem a produção de colágeno

Manter uma dieta equilibrada, rica em proteínas e aminoácidos de alta qualidade, fibras, frutas e vegetais é um hábito que garante a produção satisfatória de colágeno por mais tempo.

Entre os aminoácidos importantes para a síntese de colágeno, Alessandra destaca a glicina. “Ela está presente em fontes proteicas de origem animal (sardinhas com as espinhas e pele, frango com pele, ovos, leite e derivados, carnes, aves e peixes) e também em proteínas vegetais como grão de bico, feijão, lentilha, entre outras”.

Mais uma dica: Vitamina C é essencial para a formação do colágeno! Aposte em frutas como kiwi, goiaba, laranja, acerola, melancia, limão e em bons suplementos.

Outro micronutriente importante é o silício, mineral presente nos seguintes alimentos: banana, manga, abacaxi, aveia, nabo, amêndoa, avelã, feijão, entre outros em menores quantidades.

“Deve ser ressaltado que este mineral é perdido facilmente no processamento de alimentos. Cerca de apenas 2% do silício original é encontrado em alimentos refinados. O solo também pode tornar-se deficiente em silício, prejudicando o conteúdo desse mineral nos alimentos”.

Suplementação nutricional preventiva

O nosso organismo sintetiza e armazena colágeno, porém, entre 25 e 35 anos, além da redução natural da produção, a capacidade de digerir, absorver e transportar a proteína dos alimentos também se torna mais lenta.

Por isso, segundo a nutricionista, essa é a fase ideal para iniciar a suplementação proteica. “Conforme envelhecemos, a produção endógena diminui, portanto, é importante prevenir para minimizar e retardar a perda”.

Existem no mercado duas formas principais de suplementos. Uma delas apresenta a proteína de colágeno completa. Nesse caso, o organismo vai realizar a degradação, distribuição e absorção dos aminoácidos para os tecidos. “Porém, durante estes processos, o corpo não consegue absorver tudo”.

A outra opção é o colágeno hidrolisado, quando a proteína está “quebrada” em pedaços menores (chamados de peptídeos) que facilitam a absorção de aminoácidos. Nesse segmento, Alessandra destaca a tecnologia alemã Verisol (link produto COLLAGEN PROTEIN ), que traz peptídeos específicos que estimulam a produção de colágeno dentro da célula.

“O organismo utiliza os peptídeos obtidos através da suplementação como sinalizador para a manutenção da produção e armazenamento de colágeno. Além disso, a suplementação também é indicada para repor aminoácidos necessários para a formação de outras novas proteínas, enzimas digestivas, renovação celular dos órgãos, saúde dos tecidos, articulações, cerebral, óssea e imunológica”.

Skincare com ativos naturais

Prestar muita atenção no que coloca no prato e apostar em suplementos que potencializam a beleza de dentro para fora são, sem dúvida, as melhores formas de garantir uma pele mais saudável e viçosa.

Nem por isso você precisa deixar o skincare de lado! Uma dica é apostar nos séruns hidratantes que combinam Vitamina C, que estabiliza o colágeno formado no organismo, e ácido hialurônico, que além de estimular a produção, potencializa a hidratação da pele, melhora a textura e suaviza linhas de expressão.
 
     
 
 
ENVIE SUA RECEITA
AQUI EM NOSSO SITE!
 
 
         
HOME
GALENICA
PRODUTOS
Saúde e bem-estar
Beleza e estética
Fitness e nutrição
Emagrecedores
ATENDIMENTO
 
 
 
 
 
Razão Social: FARMACIAS GALENICA LTDA EPP
Licença Sanitária: nº 355030801-477-003189-1-4
Responsável Técnico: Hugo David Chaweles CRF: 44702

Copyright © 2020 - Todos os direitos reservados
Produzido por FrameSet
 
 
 
 
 
galenica@galenica.com.br
 
Av. Brigadeiro Faria Lima, 1919
São Paulo/SP
 
Segunda a sexta,
das 8h às 19h
Sábado, das 9h às 13h